sábado, 28 de fevereiro de 2009

Flor Feltrada



---------- Forwarded message ----------
From: Natty <nattylionesss@gmail.com>
Date: 2009/2/19



Retirado do Superziper

17 Fevereiro 2009

Broche Flor de Crochê (feltrada a máquina)

Flor feltrada
Pessoal, atendendo a pedidos vou mostrar aqui como fiz a flor de crochê que usei como broche na minha gola de tricô, cujo PAP apareceu aqui na semana passada. Eu fiz estes broches há mais de um ano para a feira do Backyard Market. A receita foi adaptada do livro Crafitivity, que além deste tem mais um monte de projetos muito bacanas e originais.

Na flor acima eu usei lã Paratapet por isso ela ficou assim bem gordota. Hoje eu vou mostrar usando a Gobelin que é mais fininha, porque a minha Paratapet acabou :P . Fina ou grossa, o importante é usar um fio que seja 100% lã, para conseguir feltrar a flor. Das marcas nacionais que eu conheço, só existem a Paratapet (grossa) e a Gobelin (mais fina, para bordado).
E use uma agulha de crochê bem grossa pois na hora de feltrar os pontos vão encolher e ' fechar'.

A receita é basicamente uma flor de pétalas finas em quatro coroas. A cada coroa você aumenta por trás, criando uma base achatada para a flor, ideal para usar como broche. Complicado ? Não é não, é fácil pegar o jeito. Vou mostrar como fiz:

Flor feltrada Flor feltrada
1. Miolo: Começe fazendo 5 corretinhas. Feche o círculo com um ponto baixíssimo. Faça 8 pontos baixo pegando por dentro do círculo. Feche com um ponto baixíssimo.

2. Primeira coroa de pétalas: Suba 5 correntinhas. Isso vai ser a base da primeira pétala. Na segunda corrente de cima para baixo faça um ponto baixíssimo. Faça mais um ponto baixíssimo em cada uma das duas próximas correntinhas. Faça ma correntinha e feche com ponto alto na próxima correntinha do círculo central (miolo). Pronto, primeira pétala feita! Repita mais 8 vezes até fazer 8 pétalas. Feche com ponto baixíssimo no centro da primeira pétala.


Flor feltrada Flor feltrada
3. Aqui está a base da flor, com a primeira coroa. Fica assim, com 8 pétalas compridinhas.

4. Segunda coroa de pétalas: A idéia agora é fazer uma segunda coroa por trás da primeira. Você vai repetir a mesma coisa que fez na primeira só que desta vez vai deixar 2 corretinhas entre cada pétala. Assim: Suba 5 correntinhas. Na segunda corrente de cima para baixo faça um ponto baixíssimo. Faça mais um ponto baixíssimo em cada uma das duas próximas correntinhas. Faça 2 correntinhas e feche com ponto alto na próxima correntinha do círculo central (miolo). Repita mais 8 vezes até fazer 8 pétalas. Feche com ponto baixíssimo no centro da primeira pétala.

Flor feltrada Flor feltrada
5. Terceira coroa de pétalas : Nesta coroa você vai fazer pétalas mais longas. Suba 8 correntinhas. Na segunda corrente de cima para baixo faça um ponto baixíssimo. Faça mais um ponto baixíssimo em cada uma das duas próximas correntinhas. Faça 2 correntinhas e feche com ponto alto na próxima correntinha do círculo central (miolo). Repita mais 8 vezes até fazer 8 pétalas. Feche com ponto baixíssimo no centro da primeira pétala.

6. Quarta coroa de pétalas: Idem a terceira coroa, sempre pegando com a agulha por trás para fazer cada uma das pétalas. Termine com ponto baixíssimo. Corte o excesso de lã.

Flor feltrada Flor feltrada
7.Feltragem : Na próxima vez que for lavar roupa, jogue a flor de crochê na máquina junto com as roupas pesadas ( de preferência com peças jeans). Programe a máquina no ciclo de água quente. Quanto mais quente e mais agitação , mais rápido a flor vai feltrar. Pode ser necessário dois ciclos de lavagem, como foi o meu caso. Deixe secar bem.

8. Acabamento para broche: Eu costurei um quardado de feltro na parte de trás da flor. Ele serve como base para o alfinete de segurança e ainda dá uma acabamento, segurando a folha e as fitas que eu coloquei. Preguei um botão grande e bonito no miolo. A escolha é sua, pode ser forrado com tecido, de madeira, vintage...

Flor feltrada
Aqui estão algumas das flores que eu fiz. Acho que fiz umas 10 e feltrei todas de uma vez ! Brinque usando lã de diferentes cores na mesma flor, mudando a cor a cada coroa.

* Agradecimento a querida Francine Lacerda, que foi nossa modelo de broche na primeira foto :)

*************
Também no Superziper: Vale a pena ler também este post sobre feltragem a mão . Escolha o método que você mais gosta, ou teste os dois.

Posted by andrea 11 zigzags Categorias: ,

--
Natty
www.natty-crafts.blogspot.com