sábado, 14 de março de 2009

FUXICO - SAIBA TUDO SOBRE



---------- Forwarded message ----------
From: Maria Cristina Aguiar <aguiar.mariacristina@gmail.com>
Date: 2008/11/13


Conheça a técnica do fuxico
Uma ótima sugestão para presentear sua mamãe


Débora Sereno
14/04/04


Aprenda o passo-a-passo da técnica do fuxico e confira as dicas que separamos para você.

Aprenda! Assista!

Divulgação  Carlos Miele Calma, não é nada disso do que você está pensando. O que nós vamos ensinar aqui é uma forma de artesanato. A técnica é bem simples e existe há mais de 150 anos. Consiste em umas trouxinhas de panos, feitas com sobras de tecidos. Um punhado de retalhos e criatividade, dá fazer de tudo: roupas, bolsas, adereços, colchas, almofadas. Podemos aproveitar o mês das mães e aprender a fazer algo pra ela, o que acha? Com certeza sua mãe vai amar!

Com passo-a-passo que o Portal ACESSA.com preparou, você pode criar modelos exclusivos e fazer uma surpresa para a mamãe e, quem sabe, aumentar os rendimentos da família.

Antes de começar, clique aqui
e confira algumas dicas.

Origem do nome
O nome FUXICO tem uma origem no mínimo peculiar. Surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer intrigas e mexericos ... fazer fuxicos.

Hoje, a técnica é sucesso no mundo todo. O estilista Carlos Miele usou na sua coleção outono-inverno (foto ao lado). A dondoca e milionária Paris Hilton vestiu um modelito do estilista, no primeiro episódio do seu reality show, veiculado na MTV. Um vestido de fuxico foi feito pelas artesãs da Coopa Roca - uma cooperativa de costureiras da favela da Rocinha, do Rio de Janeiro. Agora, as costureiras preparam peças especiais para um exposição em Londres. Jean Paul Gaultier também aplicou fuxicos em sua coleção de verão.

Passo-a-passo
Rosângela Delgado Pires e Rosemar Maria Rocha A professora de artes, Rosângela Delgado Pires, e a aluna, Rosemar Maria Rocha, (foto ao lado), da Casa da Menina Artesã, ensinam como fazer a florzinha do fuxico.

Para fazer o fuxico, você vai precisar de:

  • tesoura
  • retalhos de panos
  • agulha
  • linha
  • um molde redondo

  • Recorte o molde do tamanho desejado. Lembre-se: o tamanho final de cada fuxico vai ser aproximadamente a metade do diâmetro do círculo que você cortar. Se quiser, use um tampa de um recipiente redondo como molde.


  • (Veja o vídeo)
  • Depois, fixe o molde sobre o tecido e recorte contornando-o. Se preferir, use giz de tecido para riscar os moldes no tecido. Recorte quantos achar necessário.

  • (Veja o vídeo)
  • Alinhave em volta de todo o contorno, bem próximo à beirada do círculo. Ao terminar o alinhavo, ou seja, ao chegar novamente ao ponto inicial, puxe a linha para franzir, formando uma flor. Arremate o alinhavo.

  • (Veja o vídeo)
  • Repita o processo fazendo muitas flores. Uma vez que elas estiverem prontas, una-as dando pequenos pontos nas laterais, até formar a peça desejada.

  • (Veja o vídeo)

    Para se inspirar
    Chaveiros, acessórios, bolsas, almofadas. Agora que você já sabe como fazer o fuxico, confira alguns modelos que a equipe do ACESSA.com separou para você se inspirar. Com um pouco de criatividade, você pode dar um visual novo a almofadas e roupas antigas. Ou ainda criar peças novas.

    Bolsas

    Almofadas



    Chaveiros

    Porta-pratos


  • --
    Beijos
    Cris
    www.oscrochesdacristina-natal.blogspot.com
    www.oscrochesdacristina.blogspot.com
    www.ostricosdacristina.blogspot.com
    www.asbonecasebonecosdacristina.blogspot.com
    www.ospatchworkdacristina.blogspot.com